29.10.12

NA MÍDIA: Degustação Especial na Revista Casar RJ

Sábado recebi os exemplares da revista CASAR RJ e me deparei com uma nota sobre a Degustação Especial de Agosto que fiz em parceria com as também doceiras Mery Anne Azevedo e Thábata Kropf, e a assessora de Eventos e Viagens Marcelle  Souza.
Vejam...

A capa está lindaaaaa!!!!
 
Ainda não falei sobre a Degustação Especial aqui, né? E já estamos programando outra...

Meu Kit Degustação - Foto: Danielle Medeiros

Na verdade estou mega sumida do meu blog. Eu sei, sorry!!! Estou recebendo mensagens cobrando atualizações, mas está tudo meio corrido. Minha cabeça está a mil nos últimos dias (semanas...meses...rs).

Não vou abandonar o blog, prometo!!! Tenho taaaanta coisa para dividir com vocês. ;)

Até breve!

Beijos açucarados! =)

5.10.12

Até quando vamos sempre dar um jeitinho?


Agora em Outubro completo quarto anos que trabalho com Confeitaria Artística e pela primeira vez fui obrigada a tomar uma decisão radical: devolver o dinheiro pago pela cliente.

Bom, vou explicar o que aconteceu...

Como o próprio nome da diz, Confeitaria Artística é feita de maneira artesanal, manual, um a um. O que dá um certo trabalho e leva tempo para fazer. Por isso mesmo, sempre que me perguntam qual é o prazo para realizar a encomenda, a resposta está na ponta de língua: O QUANTO ANTES!

Por que isso? Trabalho com encomenda limitada por data, então para garantir que a sua data esteja livre é melhor fechar logo e garanti-la. Mas há exceções, claro. Caso eu ainda tenha vaga na agenda, posso aceitar a encomenda na própria semana, por exemplo. É questão de sorte mesmo.

Na semana é uma coisa, um dia antes é outra. No dia então parece até piada, mas acreditem: tem gente que liga e diz que quer “só” uns 100 cupcakes PARA HOJE! rs

Uma coisa que eu sempre deixei claro é: a encomenda só é realizada mediante a confirmação do pagamento. E é preciso de 24 a 48 horas para cair na conta.

Tem gente que acha que se já ligou, mandou um e-mail, falou o que quer e eu disse que posso fazer, já está encomendado. Não, não é bem por aí.

Eu sempre peço pelo menos um sinal de 50% para aí sim confirmar a encomenda. E não é só o cliente pagar, é necessário que entre em contato informando os dados do pagamento para que eu possa verificar no extrato, e caso já esteja constando em conta damos um retorno dizendo que está tudo certo com o pagamento e confirmamos a encomenda.

Afinal, falando mais uma vez: a encomenda só é realizada mediante a CONFIRMAÇÃO do pagamento, e não só com a realização dele.

Só trabalhamos com uma única conta, onde são feitos vários depósitos e alguns até do mesmo valor. Não temos como adivinhar quem efetuou o depósito, por isso é preciso que entrem em contato informando.

Pago? Foi confirmado o pagamento? Parabéns! Agora sim a sua encomenda está confirmada e um compromisso selado entre ambas as partes.

O problema acontece quando você dá um prazo para realizar esse pagamento e ele não é respeitado. Quantas vezes já aconteceu de dar um prazo até o dia tal e hora tal para confirmar o pagamento e o cliente não cumpre? Quantas vezes só pagaram e avisaram depois e precisei fazer correndo ou virar noites trabalhando? Quantas vezes já acreditei no “ele ainda vai pagar”, começo a fazer tudo para dar tempo de entregar e o cliente some (e eu fico no prejuízo)? Quantas vezes já deixei de aceitar encomendas porque a data estava bloqueada para outros clientes que ficaram de pagar, não pagaram e eu perdi trabalho por isso?

Confesso que cansei disso. E como profissional eu mereço ser respeitada, não posso mais me sujeitar a esse tipo de coisa. Acabamos aceitando não só por questão financeira, mas também para não perder a encomenda que já estava programada, para cativar e fidelizar o cliente, por pena do cliente que ficaria sem os doces na festa etc. Mas será que é valido mesmo? Não, não vale!

É um contrato de compra e venda: se não fez o pagamento até o dia e horário determinado o contrato está automaticamente cancelado.

E foi isso que aconteceu. Pela primeira vez me dei o respeito e não vou aceitei essa situação. Estou aguardado o pagamento há 5 dias, enviei uma mensagem dando o prazo limite e não foi cumprido. Cinco horas depois do prazo combinado o pagamento foi realizado e avisado por e-mail, que só fui ler bem depois.

Eu poderia começar a fazer as modelagens correndo, virar a noite trabalhando para realizar a entrega em 17 horas? Poderia. Já cansei de fazer isso. Literalmente falando: CANSEI!

Retornei ao e-mail explicando toda a situação e solicitando uma conta bancária para fazer a devolução do dinheiro.

Sei que o cliente não vai ficar satisfeito, bem provável que vá falar mal de mim e não me indicar a ninguém ou até afirmar que já estava tudo encomendado, pago e eu que não quis fazer.

Mas vou fazer o que? Imagina se eu atraso em 5 horas uma entrega? Ou falo que vou entregar um dia e entrego só depois? Seria um absurdo, não é mesmo?

O meu lado, o lado da doceira, ninguém entende ou quer entender. Acham que devo aceitar tudo, pois preciso dos clientes e suas encomendas. Mas é o que eu sempre digo, o respeito é mutuo e deve vir de ambas as partes. Sim, nós precisamos dos clientes para vender nossos produtos, mas os clientes também precisam do nosso trabalho para ter o que desejam.

Por que só nós temos que aceitar, atender e nos sujeitar a tudo? Não é bem por aí. Um depende igualmente do outro, ninguém é melhor do que ninguém. Cada um tem os seus deveres e obrigações e devem ser cumpridos.

Desculpem por mais um desabafo aqui no blog. Tenho clientes maravilhosos, não posso e nem estou reclamando deles. Mas infelizmente algumas coisas acontecem e isso me deixa muito chateada.

Eu não gosto de deixar ninguém na mão, não estou nem um pouco feliz por fazer isso. Mas precisamos impor limites. É por sempre dar um jeitinho e abrir exceções que nada muda. O famoso “jeitinho brasileiro” que já virou até uma expressão e vemos como o nosso país está...

Beijos açucarados! =)