9.3.10

Bem-casado não é bolo!!!

Hoje, mais do que uma simples postagem, é um ato de desabafo.

Uma coisa que me tira do sério é ver bolo cortado sendo vendido como bem casado.

Então aqui vai um alerta: BEM-CASADO NÃO É BOLOOOOOO!!!

É muito fácil fazer um tabuleirão de bolo, cortar com cortador, rechear e passar em um fondant (oi??????). Acredite, MUITAS pessoas fazem isso, o que para mim nada mais é do que vender gato por lebre.

Bem-casado não é bolo, nem pão-de-ló. Bem-casado é bem-casado, uai! rs

O verdadeiro bem-casado (tradicional portugues, conhecidos lá por Casadinhos) possui uma massa própria, que é bem parecida com o pão-de-ló, mas não chega a ser um. E é feito um a um, não são cortados, eles já são assados em “disquinhos” individuais.

Depois de assado, é só unir com o recheio e passar na calda própria para bem casado. Não é um fondant comum (aquele para docinhos) mais ralo, é uma calda de açúcar feita para banhar bem-casados. Após banhados, eles deverão esperar 12 horas (isso mesmo: 12 horas!) até secarem completamente, e só depois poderão ser embalados.

Os bem-casados não são durinhos como um biscoito, e nem muito fofo e mole como um bolinho. Aparentemente eles parecem durinhos, pois são secos por fora, mas quando você morde, eles derretem na boca e são beeeemmm macios. Isso devido a calda, que depois de secar por 12 horas, cria uma casquinha por fora e o mantém úmido por dentro. Ruim, né??? hehehe

Vou fazer uma campanha em prol do verdadeiro e tradicional bem-casado! Afinal, bem-casado é doce, mas fazer não é mole não!!! rs

Beijos açucarados! =)

16 comentários:

Valéria Parajara disse...

Daniiii eu queroooooo!!!

huuuuuuuummm

agora eu descobri que bem casado naum eh pão de ló, bem que eu estranhava, pois naum gosto, mas de bem casado... huuuuummmm

A. Alves disse...

Peraí amanhã irei fazer uma aula no Atelier na confeitagem onde eles ensinarão a fazer bem casados cortados...estamos falando da mesma coisa ou serei enganada???

Dani Avelino disse...

A. Martinez = A tradicional receita de bem casado nao é cortada. Os disquinhos são assados 1 a 1, não é preciso cortar!!! Várias pessoas trabalham assim, aqui no Brasil é muito comum isso.
As pessoas fazem assim e os clientes compram assim mesmo.
Mas EU como profissional de Confeitaría Artística sou contra isso, que nada mais é do que uma "adaptão/versão brasileira" do doce.
Sou a favor SEMPRE da receita e maneira de fazer traidicional de Portugal, que é de onde vem este doce.

Jackie e Rômulo disse...

Dani amei o seu post! Perfect. Se vc permitir, queria linká-lo no meu blog, fazer um post sobre isso, dar o link daqui, seus contatos.
Detesto qd alguem vem em dizendo que o bem-casado de nao sei quem é delicioso e vbou provar e é bolo! Eu ja tneho bolo no casamento, ora essas...rsrs
Bom, se vc permitir, me avise.
beijocas!

A. Alves disse...

Dani obrigada pelo esclarecimento. Não fui fazer a aula, vi uma receita de bem casado bem fácil e que não é de cortar e muito menos bolo. Eu vou tentar fazer sozinha mesmo. Se der certo eu te digo (risos). Seu blog é muito legal. Um beijooooooo!!!

Gabriela Presente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriela Presente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Queiroz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Queiroz disse...

Olá Dani! Meu nome é Amanda e a pouco tempo resolvi me aventurar por esse doce mundo da confeitaria! Como vc tbm sou uma formiga assumida! Tenho testado algumas receitas, errando, acertando... Acertei nos Cupcakes, errei nos Bem-casados. Já testei duas receitas e não acerto. Na primeira ficaram iguais a briscoitos, fininhos e durinhos, na segunda acho q errei na calda e todo trabalho foi por água abaixo... Será q vc teria alguma receita de bem-casado para me ajudar?Ainda não desisti rsrsrs Parabéns pelo seu trabalho!!!! Td muito lindo e de comer com os olhos!!! Bjkas doces!!! Amanda!
Meu email: solineuz@hotmail.com

rita disse...

Oi Dani. amei o seu desabafo dizendo que bem casado nao e bolo.....................Ja comi muito gato por lebre em casamentos e sei que bem casado nao e bolo. tenho uma receita bem original de bem casados e por isso sei distinguir um do outro. Valeu, Dani.......

LIVRARIA SAO BENTO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Franciely Rosa disse...

Dani, seu trabalho é lindo, parabéns! Tb faço bem casados e vc simplesmente disse tuuuuudo o que eu digo sempre às pessoas... tb fico muito chateada quando vejo esses bolos molhados sendo vendidos por ai... mas isso acontece pq tem muita gente querendo ganhar dinheiro sem ter trabalho e como vc disse " Afinal, bem-casado é doce, mas fazer não é mole não!!! rs" Um beijão açucarado e muito sucesso pra vc...

Mario Marcos Albuquerque disse...

Boa noite,gostaria de saber se vc da curso de bem casado. Pois não tenho nenhuma receita e gostaria de aprender a fazer.
Vc é de onde??
Att,
Renata

Unknown disse...

Dani, concodo com voce. O bem casado nao e' bolo e nem seco e quebradico. Estou aqui gravida de 8meses, morando no exterior e me descabelando para conseguir uma receita do tradicional bem casado, mas todas que vejo na net sao com o biscoito amnteigado. Voce poderia passer a receita do tradicional e delicioso casadinho?

Unknown disse...

Gostei do post! Também sou da confeitaria artística e me preocupo em primeiro lugar com a qualidade dos meus produtos. Essa questão dos bem casados me irrita bastante. Infelizmente surgiu uma onda de pessoas fazendo pão de ló e dizendo que são bem casados! Aff!

Unknown disse...

Concordo plenamente!!!! Aqui em minha cidade fazem um tabuleiro de pão de ló recheiam com doce de leite e cortam .Vendem ainda como verdadeiro bem casado. Que raiva que me dá!!! Fico indignada!!!! Sou de família portuguesa e aprendi a fazer a fazer a dezoito anos!!!! Dá um trabalhão!!! E as pessoas não valorizam!!!