31.10.13

Carta aberta aos Assessores e Cerimonialistas

Terça, dia 28 de Outubro, foi dia do Cerimonialista. Profissionais que eu tanto respeito, admiro e dou um valor sem fim (ainda mais depois do meu casamento e saber a MEGA importância desse serviço).
Hoje gostaria de falar sobre um assunto, dar a minha opinião ou até mesmo fazer um pedido. É sobre o CRONOGRAMA DO EVENTO.
Trabalho há cinco anos nesta área e acho que só recebi uns quatro cronogramas com a programação completa dos eventos, todos de casamento.

Aí vocês me perguntam: "para que uma pessoa que só vai fazer os doces precisa receber o cronograma completo?"
E eu pergunto a vocês: "se não chegarem os doces, o evento será 100% completo e perfeito?". Não!

Um evento é feito de um conjunto de etapas e de profissionais/fornecedores envolvidos, todos possuem a sua importância e respeito, e todo o conjunto precisa funcionar perfeitamente para que o sucesso do evento dessa garantido.
Muitas assessorias e cerimoniais nem sequer entram em contato para confirmar os doces. Falar sobre cronograma deve beirar o absurdo para eles.

Para quem não está entendendo nada, vou explicar. Cronograma é um arquivo, geralmente uma tabela, com todos os detalhes que irão acontecer no evento. Muitos profissionais só criam a partir da cerimônia e enviam para os profissionais de foto, vídeo, música, buffet etc.
O problema é que esquecem que a organização começa a partir do momento em que o local da recepção é entregue para iniciar toda a arrumação. E é a partir daí que o cronograma deve se iniciar e detalhar cada passo, incluindo cada profissional envolvido.

Fiz um exemplo bem simples de um cronograma só para terem ideia:

(clique na imagem para aumentar)
Vejam, estou ali às 10h, no meio de todas as atividades do cronograma do casamento.

Se eu recebo um cronograma completo assim já sei exatamente a hora que deve ser feita a entrega, quem é o responsável por receber a entrega e por onde entramos para realizar a entrega. Essas informações são fundamentais para a minha logística. Infelizmente no geral só nos falam que é para chegar lá hora tal e dão o endereço do salão. Ok. Chegamos lá e perdemos muito tempo para achar qual é a entrada (alguns locais possuem um entrada de serviço só para entregas e não nos informam isso), sem contar o tempo de espera necessário para que o responsável possa receber e assinar o recibo de entrega. E sem saber quem deveria receber e conferir esses produtos, muitas vezes qualquer um recebe, não confere nada, assina e tchau.

Agora na minha Guia de Encomenda estou solicitando todas essas informações, não somente a data e hora da entrega.
Tudo bem, vocês podem me perguntam também: "Mas se enviar essas informações por e-mail, para que enviar o cronograma completo?"Eu acho, particularmente, que o envio do cronograma demonstra a diferença do tratamento, do trabalho de cada assessoria e cerimonial. Como falei lá no inicio, o evento é o conjunto de um todo, e infelizmente, não dá para fazer uma reunião final com cada profissional envolvido no evento. Quer uma solução? Faz um cronograma completo, envia por e-mail para todos os fornecedores e diga algo no estilo:

"Finalmente chegou e tão sonhado dia da Marta e do Paulo. Cada um de vocês possuem uma importância ímpar para a realização desse sonho. Foi contratado pelos noivos um time de profissionais mais que especial e sei que todos vocês farão de tudo para que este sonho seja mais que perfeito. Envio em anexo o cronograma completo do casamento, qualquer dúvida basta entrar em contato.
Muito obrigada por poder contar com vocês. Felicidade aos noivos e sucesso a todos os envolvidos.
Nos vemos dia 20 de Agosto!
Cerimonial XYZ"

Sentiram a diferença? É muito bom saber da importância do meu trabalho para o evento. É muito bom saber o valor que ele tem e que ele também é fundamental para o sucesso do evento. É muito bom vestir a camisa de cada evento e fazer cada sonho virar realidade.
Eu gosto de me envolver no evento, gosto de saber as informações dele. Gosto de saber quais outros profissionais também irão trabalhar nele. Tudo é um conjunto mesmo!

Já repararam que muito fornecedores usam a expressão "meu noivos"? Eu também tenho os "meus noivos". Acho graça que muitas vezes alguns ex-noivos me mandam mensagem e falam "você não deve lembrar de mim, mas você fez o meu casamento...". Vou confessar que na maioria das vezes eu não só lembro dos noivos, como lembro o local do casamento e as vezes até o que eles encomendaram. Não que eu tenha a melhor memória do mundo ou que quase não faço casamento e por isso consigo lembrar, é que realmente me envolvo nos eventos que trabalho. Procuro saber depois como foi, se já tem fotos, se a equipe de vídeo faz compacto etc (foi assistindo ao compacto do vídeo de um casal de noivos que eu fiz os cupcakes que conheci a Macuca Produções, que fez o meu vídeo de casamento).

E como vou saber quem fez foto e vídeo? No cronograma completo tem. Mas como não recebo, agora eu pergunto no formulário e coloco na minha Guia de Encomenda também.

Enfim, acho que já deu para entender o meu ponto de vista.
Não sou só alguém que vai fazer os doces e ponto. Sou alguém, dentro de vários fornecedores maravilhosos, que os noivos escolheram para a gostosíssima tarefa de fazer os doces para compor a mesa e adoçar a vida de seus convidados.
Desculpe se estou querendo me meter no trabalho de vocês, queridos assessores e cerimonialistas, mas esta é apenas a minha opinião, talvez um ponto de vista diferente dos que vocês possuem. Falo pelo lado de quem vê isso como um diferencial e se sente mais valorizada e integrada à equipe do casamento com esta pequena atitude. E claro, na hora que algum cliente me pede indicação de fornecedores, esses que possuem um diferencial e valorizam os demais ganham muitas estrelinhas e são os primeiros que indico. 

Beijos açucarados e parabéns pelo dia de vocês! =)

Nenhum comentário: