28.2.12

PAPO DE NOIVA: A escolha da data

Esses dias eu estava pensando: o que leva uma pessoa a se casar em pleno Carnaval?
Tem o ano toooodo e vai escolher justo no meio de um feriado festivo? Calor, ruas lotadas e fechadas, o povo só quer saber de folia...

A escolha da data para mim foi de uma forma totalmente racional. Acho lindo, fofo e romântico fazer em datas que tenham um significado especial para o casal, mas no meu caso, não foi bem assim. A minha sorte é que o meu noivo em momento algum foi contra a data que escolhi. Ele achou legal e assim foi.

O que me fez escolher pelo mês de Junho foi sem dúvida alguma o clima dessa época do ano. Eu sou muito calorenta, daquelas que precisa ficar no ar condicionado 24hs por dia para sobreviver. Ou seja, casar no Verão nem que me pagassem. Só aí já exclui casamento entre final de Dezembro (e com Natal e Ano Novo, não tem nem porque mesmo fazer isso!) até final de Março.

Eu faço aniversário no mês de Novembro, então peguei trauma da Primavera. Gente, na primavera só chove! Chove muito, sério. As pessoas não reparam nisso, só pensam que é bonito por causa das flores, passarinhos cantando, borboletas voando, música do Tim Maia blá blá blá mi mi mi. E não é bem por aí. Em Outubro e Novembro chove, sempre. E ultimamente além de chover, tem feito frio nessa época do ano. Meu aniversário sempre chove, que tristeza. Com isso já eliminei mais três meses : final de Setembro até final de Dezembro.

Acabou me restando o final de Março até final de Setembro, ou seja: Outono e Inverno.

Falar de inverno no Rio de Janeiro é só uma piada. Mas às vezes ele chega com vontade, faz uns 18, 17 graus. hahaha

Eu prefiro casar no Inverno que no Verão, um milhão de vezes!!! (com perdão da redundância) Até para os convidados se arrumarem, além de ser mais agradável, as pessoas se vestem mais elegantemente ( Paulista Life Style ).

Mas, sei lá. Inverno me vem uma coisa na cabeça, digamos que, fria. rs As vezes o inverno me dá uma sensação de tristeza. Nada a ver, né? Eu sei, mas é verdade. O inverno aqui no Rio faz dias bonitos, com sol e praia até, mas minhas paranóias são contra essa estação do ano.

O que me sobrou? Outono...! É por isso que eu sempre falei que iria me casar no Outono. O mês escolhido foi Junho, que além de ser no Outono, é o mês, que segundo estatísticas, menos chove no Rio de Janeiro e faz as tardes mais bonitas do ano. E eu queria me casar a tarde, lembram?
O clima não é quente, nem frio. Além de ser o "mês do amor", onde são comemorados o dia Dia dos Namorados e de Santo Antonio - o santo casamenteiro. Ok, perfeito!

"No outono é sempre igual
As folhas caem no quintal
Só não cai o meu amor
Pois não tem jeito, é imortal"
( As 4 Estações - Sandy e Junior - *.* )

As vezes me dá raiva quando eu comento a data do casamento e falam “no Inverno”. Não, não é Inverno. O inverno vai começar somente no dia 21 de Junho. Me caso no dia 8, ainda é Outono. Hunf!

E por que dia 8? Bom, na verdade seria dia 9, que é o meu numero favorito. Tudo meu é com o número 9 e casar nesse dia seria perfeito. Mas já contei sobre isso quando falei da igreja.

Eu queria que fosse no inicio do mês, além de ser no Outono, ainda é em Junho de 2013 que acontecerá, aqui no Brasil, a Copa das Confederações. Imagina marcar um casamento em dia de jogo da seleção Brasileira em pleno Maracanã? SOCORRO!

Infelizmente as pessoas não se ligam muito nisso. Além do clima, também pensei nesse cuidado de não coincidir com nenhum feriado, evento de grande porte e outras coisas do tipo.

Há pros e contras, eu prefiro pensar só nos contras e não arriscar.

PROS:
**Casamento em feriados ou véspera de feriados geralmente são mais baratos ;
**Parentes e convidados que moram longe tem mais facilidade de comparecer ao
casamento se for durante um feriado.

CONTRAS:
**Muitos convidados podem viajar ou participar dos eventos e não comparecer ao casamento ;
**Dependendo do feriado/evento, as passagens e estadias de hotel ficam muito caras, o que prejudica os convidados de fora ;
**Muitas ruas ficam fechadas, o que complica e muito o transito.

Na verdade são vários pros e contras, listei apenas os mais relevantes, na minha opinião.

Ano que vem, além dos já tradicionais feriados, aqui no Rio teremos a Copa das Confederações, Rock in Rio e o encontro mundial de jovens católicos com o Papa. Muitas igrejas não celebraram casamento na época em que o Papa estiver aqui no Rio, fiquem ligados nisso e se informem!

Este ano será ano de eleições, em 2014 teremos a Copa e eleições, 2015 Rock in Rio novamente, 2016 Olimpíadas e eleições, e assim vai...

Pesquisar sobre eventos, ter um calendário em mãos para saber dos feriados e usar um pouquinho da razão é a minha dica na escolha da data. Mas se você realmente quer uma determinada data por ser marcante e ter um significado especial para você não se importando com mais nada, vai fundo.

Lembre-se: o casamento é seu e você o faz onde e quando quiser!!!

E quem tiver realmente a fim de ir para prestigiar a felicidade do casal não vai medir esforços para comparecer. Não importa o dia, horário, local e clima.

O importante é ser e estar feliz com a data que escolheu. E ter um dia especial para chamar de seu.

Beijos açucarados! =)

Um comentário:

Cristiane disse...

Arrasou Dani, vc está certissima. bjs