19.4.12

PAPO DE NOIVA: O Salão de Festas

Encontrar o Salão de Festas ideal é uma saga longa, cansativa e muito estressante.
Pior ainda se começar a busca do zero, dando tiro para todos os lados. Pior e errado.
Antes de começar a visitar os locais, coloque no papel qual será o perfil do seu casamento.

No meu caso:
- Recepção para 200 pessoas: o local não pode ser pequeno ou na capacidade máxima de 200, pois a lista as vezes acaba aumentando. E também não pode ser enorme, pois fica feio e com cara de festa vazia.
- Próximo da Igreja: como me caso no Outeiro, queria algo pela Zona Sul ou Centro. Hoje em dia, por conta da Lei Seca, a maioria dos convidados prefere ir de táxi para o casamento, portanto, quanto menor a distância entre o salão e a igreja, melhor para eles. Sem contar que é chato esse deslocamento, e faz com que muito convidados ( sem educação! ) optem por ir direto para a recepção.
- Flexível para levar os fornecedores que eu quiser: no meu caso, isso é muito importante. Como trabalho na área, conheço vários fornecedores maravilhosos e gostaria que eles trabalhassem no meu casamento. O famoso “pacote fechado” não dá para fazer isso, então não adianta visitar um local assim, certo?
- Teto alto: sou uma pessoa que tenho “toc” com teto baixo. Não sei se é porque sou alta, mas todo lugar que eu chego e tem teto baixo me sinto muito mal. Fora que fica saindo o teto em toooodas as fotos, achei isso feio. Não adianta, toc é toc! rs
- Não ser totalmente fechado: eu não gosto de salão fechadão, prefiro que tenha área aberta também. Se tiver algum jardim, melhor ainda.
- Pista de dança junto às mesas: não curto a idéia de pista de dança separada das mesas dos convidados. Acho que uma festa com ambientes integrados fica muito mais animada.

Com isso, foi hora de mapear todas as opções de salões pela Zona Sul e Centro, e depois cortar os que só trabalham com fornecedores próprios ou que não possui um tamanho legal para o meu número de convidados.
A minha assessoria me enviou a lista de todos os locais que se encaixam no meu perfil e começamos a saga de visitação.

Uma das assessoras me levou em váaaarios salões. É realmente fundamental fazer isso! As vezes por foto é lindo, mas pessoalmente está muito acabado e sem conservação alguma. Ou simplesmente quando você vai lá pessoalmente não “bate”, sabe? Isso aconteceu comigo em vários locais que eu achava maravilhoso e quando cheguei lá achei só legal.
E se “bater” no primeiro, não deixe de visitar outros. Vai que bate mais forte ainda em outro local? Visitem bastante, para ter certeza absoluta.

Eu sou bem chata e detalhista. Cada lugar que chegava reparava em tudoooooooo:
- como é a entrada do local ( a primeira impressão é a que fica )
- como fui recebida no local ( mal atendimento já corto logo )
- como são os banheiros ( banheiro pequeno ou com pia pequena não rolaaaa!!! E o retoque da maquiagem? rs )
- como é a cozinha ( gente, isso é importante! Não adianta ser o melhor buffet do mundo, se a cozinha for ruim e sem estrutura eles não podem fazer milagres. )
- como está o estado de conservação de móveis, chão, paredes, pintura, teto etc

Depois de passar pela vistoria do local, vem a parte burocrática. Eu e minhas milhares de perguntas:
- qual é o valor?
- quantas horas de aluguel?
- como é a forma de pagamento?
- há desconto para pagamento a vista?
- está incluindo ECAD?
- está incluída equipe de manutenção e limpeza? Caso sim, de quantas pessoas?
- possui estacionamento? Caso sim, quantas vagas? Se não, tem serviço de vallet?
- está incluindo seguranças? Caso sim, quantos?
- há gerador?
- pode ter apresentação de musica ao vivo?
- qual é o horário limite para terminar o evento?
- quanto custa a hora extra, caso necessário?
- quanto tempo antes da hora marcada para o evento o salão é liberado para preparação do evento?

Pergunte tudo e mais um pouco. Esta é a sua hora de tirar todas as dúvidas. Depois que fechou, não adianta mais reclamar.

Depois de visitar os locais, já cortei váaaaarios. Na verdade, cortei praticamente todos.rs
Confesso que a menina dos meus olhos foi o salão da Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa. Cheguei lá e tive aquela sensação de “é aqui!”.
O problema é: além do valor do aluguel ser beeeem carinho, é preciso muita decoração para camuflar algumas paredes e deixar o salão lindão. E isso, passaria e muito (muuuuuito meeeeesmo) do meu orçamento.
COMO ESSE MUNDO É INJUSTO!
Confesso que chorei e tudo. Eu queria muuuito lá, mas seria muita loucura passar o orçamento de tal maneira.

Já estava completamente perdida e desanimada, quando recebi uma mensagem da cerimonialista Beatriz Dias, perguntando se eu não queria conhecer o salão do Clube do Botafogo, onde ela ia fazer um casamento.
Eu, casando no Botafogo? Para né?!
Enfim, fui... Não custava nada mesmo. Já estava tão desanimada de não achar um salão que me enchesse os olhos sem esvaziar o bolso.
Fora que Botafogo é um time tão neutro, simpático e legal que não teria tanto mal assim.

Vista da rua para a entrada da sede de General Severiano. Destaque para o Manequinho, que faz parte do folclore alvinegro.

Fui com meu noivo e minha mãe conhecer o salão. Chegando lá me assustei: “O que é essa parede amarelona?????”. Ok, vamos entrar no salão.
Lá é um casarão na verdade, então entramos por um jardim (1 ponto), subimos as escadas até uma varandinha (+ 1 ponto) e entramos em uma ante sala ( + 10 pontos ). Eu ameeei a ante sala, já tinha até esquecido da entrada amarelona. Já estava decorada com mesas de doces, chá e bem casados. Que chaaaaaarme!!!

Ante sala do Salão. Foto: Jann La Pointe

Entramos no salão principal... 1 minuto de silencio... Adorei! *.*
Dá para acreditar que eu gostei de lá? E detalhe, é um salão simples. Mas estava tão lindinho, que “bateu”. Sem contar que é espaço único, ou seja, a pista de dança fica integrada a festa e a vista de todos os convidados ( + 1.000 pontos ).
E o teto??? ALTÍSSIMO!!!!! E lindoooooo. Tem um trabalho em gesso maravilhoso. ( + 10.000 pontos ).
Fotos: Hallake ( www.hallake.com.br )

A Bia estava lá e veio me perguntar o que eu achei. A minha resposta foi : Gostei!
Ela até me zoou falando que era um milagre, pois eu não gostava de nada (ela sabe da minha saga).

Milagre é a palavra ideal para descrever o salão:
- teto alto
- não é totalmente fechado
- alugam só o espaço, ou seja, posso escolher todos os fornecedores,
- o salão principal tem a capacidade ideal para os meus convidados,
- posso fazer uma pista de dança bem no meio da festa,
- o valor do aluguel é um dos mais baratos da Zona Sul!!!!!!!!

Resumindo: exatamente o que eu procurava.

Ficamos mais ou menos uma hora lá no salão e quando fomos embora já estava anoitecendo, e com a iluminação decorativa da fachada já não dava mais para ver o amarelão da entrada. À noite ele fica até bonito.
Perfeito! Pois a única coisa que eu não gostei, passa despercebido à noite.

No carro voltamos falando sobre o salão, a decoração, tudo. Todos gostaram e muito de lá. É, não teve jeito. Depois de alguns dias pensando, pesquisando mais fotos e informações do Salão, chegamos a conclusão que lá era O LOCAL mesmo.

Ah! E o detalhe de ser do Botafogo... É claro que na visita eu olhei para cada centímetro quadrado do local procurando algo do time. Boa noticia: são pequenos detalhes com nome ou símbolo do clube e dá para camuflar todos com a decoração. Só tem um bandeirão na entrada, mas paciência. Acontece. rs
Um ponto legal também, é que fica bem na rua, não precisa entrar no clube para ter acesso ao salão. O que tira a cara de salão de clube, sabe? Vira perfeitamente um Salão de Festas.
E o melhor, posso me referir a ele como SALÃO NOBRE DE GENERAL SEVERIANO. Ou vocês pensaram que no meu convite de casamento vai ter “Salão do Clube do Botafogo”? Jamaaaais!!! rs

E chegou ao fim a minha saga!
Estou muito feliz e satisfeita com a minha escolha. É tão bom encontrar o lugar ideal, não é mesmo? E como nada é perfeito, tinha que ser na sede de um outro time.
Mas tudo bem, o Botafogo faz parte da nossa história: a primeira final que vi ao vivo junto com o meu noivo no Maracanã foi um Campeonato Carioca em que o Mengão foi campeão em cima deles. Não é romântico isso?! rs
Um time que mesmo não sendo o nosso, faz parte da nossa história e sempre nos dá felicidade. Isso é sinal de sorte no nosso casamento! hehe ;)

Esses são os noivos que se casaram no dia que fui conhecer o salão, no jardim da entrada do local.
Felicidades ao casal e obrigada a Beatriz Dias, cerimonialista do noivos, pelo convite ( e insistência! )
para conhecer "o meu" salão nesse dia.

Beijos açucarados! =)

9 comentários:

Priscilla Corrêa disse...

Dani....vc acha mais facil fazer o buffet separado....ou seja, cada coisa com um fornecedor???...bjux

Ana Luísa disse...

Oi dani!!!!! Também vou me casar no Outeiro ano que vem, e nossa, me identifiquei MUITO com esse post! Fiquei rindo alto sozinha aqui! pq vc teve EXATAMENTE os msms pensamentos que eu tive! Tbm pensei logo na Hípica, mas tive as msms impressões que vc, e acabou que fechei o botafogo também pelos mesmos motivos! Além de ser um salão super fofo e clássico, é bem perto da igreja, fica lindo iluminado a noite!!!!Acho que fizemos uma óóótima escolha, msm sendo o botafogo (hahaha, mas é neutro né cara...).
E fica tranquila quanto ao buffet, veja o maria e amelias e o da dóris abrantes, são maravilhosos!
Sorte pra vc!
Beijos!

Lu & Rodrigo disse...

Dani, qto foi o aluguel do salao ?

Unknown disse...

Dani,
quanto é o aluguel?
Estou tentando ligar para lá e não consegui..
bjs

Alessandra disse...

Clube do Botafogo... 7 mil reais só o aluguel do salão, ainda tem mais 900,00 para pagar a "limpeza", ou seja, você paga 7.900,00 e tem que pagar mais todo o restante...buffet, decoração, etc. Muito caro! Tem lugar muito bonito em Botafogo e bem mais barato com várias coisas incluídas. (Tudo depende também da quantidade de convidados). Mas esse valor só pelo espaço e mais nada achei realmente um absurdo.

Dani Avelino disse...

Meninas, eu não consigo responder as mensagens de vocês. :(
Eu fechei inicio do ano que foi em torno de 5 mil o aluguel para 2013.
Pelo visto teve um aumento de quase 50% do valor do aluguel, passando para 7 mil + taxas.
EU prefiro fazer tudo separado, assim contrato os fornecedores que gosto e tenho confiança, mas acaba ficando mais caro do que fechar um estilo pacotão.
Como falei foi o melhor custo x benefico tendo em vista que eu queria só o espaço. A Hípica é uns 20 (V-I-N-T-E)mil também só o espaço e precisa de muuuita decoração e paineis para camuflar algumas portas e paredes.
Beijosss

Cris disse...

Querida,
Estou nessa saga e estou muito inclinada a fechar com o Botafogo por todos os motivos que vc citou!
Adorei o blog!
Bjos

ღ Izabella Coelho disse...

Vamos nos casar lá no ano que vem. Pegamos o preço antigo, como você...
A casa não tem gerador, tivemos que fechar por fora.
Outra coisa que está no radar é o estacionamento. Acho que o Shopping ao lado fecha cedo, então vamos mesmo ter que correr atrás de um valet park...

PAULA MONTEIRO disse...

pelo amoooooooooooooor de deus , será que alguem pode me falar o valor do salão e do buffet no clube do "botafogo".
pçaula monteiro.