23.11.09

Planos para 2010 – Parte 1 : CURSOS

Uma dica que posso dar para todos é: sempre estude e pesquise muito!
Há sempre uma novidade na confeitaria e nós profissionais temos que estar sempre por dentro e fazendo reciclagens.
Fazer cursos, comprar revistas e livros especializados, passar hooooras na Internet pesquisando... São coisas básicas e muito gostosas de fazer! Eu pelo menos adoro, perco completamente a hora vendo todas as novidades e até mesmo prestigiando o trabalho de meus colegas.

Em 2010 eu quero fazer vários cursos, aprender mais e mais. Além de cursos livres pretendo fazer Gastronomia. Será que consigo? rs
Meu objetivo é graduação em Gastronomia, e depois fazer a especialização em Panificação e Confeitaria. Quero me tornar uma verdadeira Chef Pâtisserie! *.*

Mas não pretendo apenas aprender, quero começar a passar meus conhecimentos também.
Sempre recebi telefonemas e e-mail de alguém perguntando se eu dava aula. Achava até engraçado, porque eu sou nova no ramo e só me via como aluna, nunca como professora.
A cada dia tem mais gente perguntando sobre isso, pessoas que mandam e-mails com palavras tão carinhosas, elogiando o meu trabalhando, falando até que se inspiram nele e queriam aprender comigo.
Sou apaixonada pelo que faço, e vejo que muitos também são e querem saber como começar, viver disso ou simplesmente se especializar.
Acho que pelo fato da minha história, de ser formada em algo completamente diferente, e largar tudo para trabalhar com confeitaria, muitos acabem se identificando.
Com isso tudo eu fui pegando mais confiança, e agora é real: vou começar a ministrar aulas em 2010!

E para isso conto também com a ajuda de vocês. Não vou simplesmente “jogar” um curso sem ter todo o planejamento: tema da aula, se será prática ou presencial, elaborar apostila, calcular custos etc etc.
Então aí vai uma pesquisa: Qual curso você teria interesse em fazer?
Por favor, me enviem as respostas aqui mesmo por comentários ou por e-mail (
contato@daniavelino.com.br). Basta apesar dizer: bolos, cupcakes, modelagem, bem casados, aula para iniciantes etc.
Lembrando que é apenas uma pesquisa, não é nenhum tipo de compromisso. Só quero saber o que vocês pretendem ou teriam interesse em aprender para que eu possa me planejar e oferecer o curso.
Pois até para isso eu preciso estudar e pesquisar.

Beijos açucarados! =)

4 comentários:

Juliewq disse...

Ola Dani... Assim como você eu me formei em comunicação, mas percebi logo no inicio da faculdade que não era a minha praia. Quando terminei (sim eu terminei rsrsrs com muito sofrimento) fui fazer faculdade de gastronomia, essa sim me realizava e assim como você queria ser chef de patisserie, mas quis a vida e as condições que eu nãoconcluisse esse curso. Não foi por falta de vontade, Nunca.Antes de trancar tentei de tudo. Fiz tudo que era possível e se me dissessem que era para fazer o impossivel para que eu não saisse eu faria, mas nem os meus esforços deram jeito nessa história então tive que trancar. Minha solução foi fazer aulas livres e baratas que pudessem compensar a ausência da gastronomia na minha vida e para que ela não fosse total. E foi isso que fiz. Pretendo sim viver de fazer isso e gostaria muito de assistir suas aulas. Um dia eu queria me dedicar a dar aulas, mas para isso acho que preciso aprender bastante.

Atualmente Eu tenho um trabalho que me estressa muito e que exige muito tempo e dedicação, porém é a minha fonte de renda já que não moro mais com os meus pais e por isso não dou um pé em tudo e vou viver de fazer biscoitos, bolos e cupcakes como eu tanto gostaria. Quando chego em casa tudo que eu faço são pesquisas, compro livros, compro guias, compro revistas. Me cerco desse mundo como você disse no incio do seu post.
Gostei muito de saber sobre seus planos para aulas.
Eu gostaria/Queria aprender mais sobre modelagem. Uma aula sobre custos também seria muito interessante.
Uma aula sobre bem casados também é um assunto que é do meu interesse, bem como montagem de mesa para festas sejam elas para adultos ou crianças.

O Universo da confeitaria é bem vasto e acho que tem tudo para dar certo seus planospara 2010. Torço muito por ti e admiro demais o seu trabalho.

Dou o maior apoio para entrar na faculdade. Novos ares são sempre ótimo. Você viu que na faculdade anhembi/morumbi em Sp você tem a possibilidade de fazer um curso de 2 anos voltado só para ser chef de patisserie??? tipo o esquema das escolas no exterior como o CIA em Nova York e o Cordon Bleu na FRANÇA.
Acho muito legal essa opção, pois dentro da faculdade de GASTRONOMIA você aprende temas gerais sobre todas as matérias da área. Dá uma olhada no site para você é muito interessante.
Tem cadeiras bem específicas como uma matéria inteira sobre pasta americana, uma cadeira inteira sobre modelagem.

Meu sonho é fazer um desses cursos no exterior. Um dia eu chego lá e você também.


Beijos e mais beijos açucarados

A. Alves disse...

Dani ja te enviei um email dizendo sobre minha opinião. Também estou largando minha profissão para me dedicar à confeitaria. Sou novata (risos) e queria MUITO aprender a modelar, a montar, a assar...enfim...TUDOOOOOO!!!
BJS

Danda disse...

Olá! Achei seu blog por acaso no google, quando estava procurando blogs ou sites de confeiteiras. Me inscrevi semana passada no curso de Confeitaria básica do Senac, um sonho que depois de tempos estou conseguindo realizar: finalmente começar a estudar para me tornar confeiteira.

Me identifiquei com você porque a postagem que achei foi uma do mês 09, em que você falava sobre ser confeiteira e tudo mais, e dizia lá que o importante é ser feliz com o que se escolhe pra fazer. Além disso, você é formada em comunicação social e eu sou estudante de comunicação social...rs...Sou apaixonada por gastronomia, principalmente a parte de doces, e não vejo a hora de começar a aprender e aperfeiçoar o pouco que já sei.

Enfim, normalmente não comento em blogs, mas achei muuito bacana uma menina tão jovem e tão decidida sobre o que gosta e quer fazer. Tenho 21 anos, e também tenho muita certeza hoje em dia, mas sei que a grande maioria não sabe, ou não tem peito pra seguir e fazer o que realmente gosta.

Seu trabalho é lindo, desejo toodo o sucesso do mundo =D

abs,
Dandara Bayer

Juliewq disse...

Dani,

Vc patenteou o seu logo???????