11.1.10

Calor x Chocolate



Hoje li que aqui no Rio alguns lugares chegaram a ter a sensação térmica de 50 graus!!! Vocês tem noção do que é isso? SOCORROOOO!!!
Pois é... Muuuito calor, daqueles de tirar o picolé do freezer, jogar em um copo e beber como se fosse suco. rs
Essa época de calor o que mais me perguntam é: o pirulito de chocolate não derrete?
Eu não sou nenhuma especialista em chocolate, trabalho com ele apenas para fazer pirulitos e fiz cursos voltados mais para isso mesmo. E pelo que sei, posso afirmar que pirulitos de chocolate são para qualquer época do ano independente do clima e todos ficarão lindos e inteiros. Claro, que para isso precisamos tomar alguns cuidados:

· O chocolate deve ser derretido em banho-maria, JAMAIS direto no fogo.
· Prefira utilizar chocolates que não precisam de choque térmico (técnica de resfriamento do chocolate), caso contrário, terá que utilizar termômetro para derreter o chocolate na temperatura certa e depois resfriá-lo também na temperatura adequada.
· Assim que tiver derretido o chocolate, preencha as forminhas e leve-as a geladeira ( eu disse GELADEIRA e não freezer ).
· Não deixe os pirulitos por horas na geladeira, se não eles vão passar do ponto e começar a suar. Devem ficar lá apenas o tempo necessário para endurecer.
· Assim que retirar da geladeira, coloque-os IMEDIAMENTE dentro de saquinhos plásticos e feche com a fita desejada. Fazendo isso, eles ficaram protegidos e conservados ali dentro.
· Não deixe os pirulitos fora dos saquinhos!!! É ir fazendo e embalando tudo na mesma hora. Se deixar um pouco fora da geladeira vão começar a suar até derreter.
· Não pensem que ar condicionado mantém os pirulitos. Com o ar eles não vão derreter fora das embalagens, mas vão suar da mesma maneira. E se suar já era! Vão ficar suados dentro dos saquinhos, não tem jeito.
· Dentro dos saquinhos, basta armazená-los em caixas de papelão. Não coloque nada dentro das caixas além dos pirulitos.
· Mantenha essas caixas em local fresco, longe de sol e umidade.
· Avise a quem for receber os pirulitos para NÃO POR NA GELADEIRA!!! Uma vez fora e embalado, se voltar para a geladeira eles vão suar.

No verão e dias muito quentes, o ideal é fazer os pirulitos o mais próximo possível da entrega. Fora isso, eles podem ser mantidos na caixa de papelão fechada por até 30 dias.
Fica aí a dica... Como já disse, não sou especialista em trabalhar com chocolate, mas pela minha experiência em pirulitos dá certo! 
Sabendo trabalhar direitinho com o chocolate, os pirulitos ficam lindos e aguentam os dias quentes tanto quanto os dias frios.

Beijos açucarados... sabor chocolate! =)

2 comentários:

Unknown disse...

Ola dani. Eu faco o pirulito de chocolate com a barra d chocolate da garoto e derreto no microondas com pausa d 30seg. Coloco na forminha ainda quente e dps coloko no freezer ate soltar da forma. Mas o meu pirulito soua e dps d um a dois dias ele dica manchado d branco. Oq eu faco ?
Tenho uma encomenda para niver para deixar na mesa , ele nao vai derreter ?
Meee ajudaaaa . Bjs jessica

Unknown disse...

Nossa essa é uma dúvida cruel rsrs, também estou a procura de dicas que me ajudem a continuar fazendo meus docinhos: trufas, pirulitos, ovos de páscoa, me mudei de SP para Aracaju, e nao consigo vencer essa batalha do chocolate x calor.

ótimas dicas Dani.