24.6.12

Não repare! É só uma lembrancinha.


Imagem Ilustrativa - Google Imagens

Ultimamente a minha vida social está bastante agitada. São vários casamentos, aniversários, Chá de Panela, Chá Bar etc.

Como sempre digo presente não é obrigação, é educação. Acho bem educado você presentear aquele que está oferecendo uma festa e lhe fazendo um convite para participar. Além de agradecimento, é uma forma de parabenizar e fazer um “agrado” a tal pessoa. Mas se você não fizer isso não será mal visto. Como disse, ninguém é obrigado a nada. E, pelo menos no meu ponto de vista, as pessoas convidam por achar o outro querido e não para ganhar presente.

Essa história de presente comigo geralmente é bem complicada. Acho que muitos outros profissionais fornecedores devem passar pelo mesmo. Eu trabalho com doce, e festa e doce se completam tanto quanto feijão com arroz, mulher e sapatos e assim vai. 

Eu sinto que às vezes as pessoas acham que eu tenho a obrigação de dar algo para a festa, só por trabalhar com isso. Não digo por parte do anfitrião, mas dos próprios convidados mesmo. Toda festa que vou alguém me pergunta o que eu fiz. Como assim? Então sou obrigada a fazer doces para todas as festas do mundo? Quando falo que não fiz nada já me olham com cara de espanto. É quase o oitavo pecado capital eu estar em uma festa que não tenha nenhum doce meu. 

A questão do desconto também já vem embutida na palavra obrigação. Não gente, eu não tenho obrigação de dar desconto nenhum. Eu duvido que algum trabalhador que fique amigão do chefe vai chegar e falar: você é muito meu amigo, pode tirar 10% do meu salário pela nossa amizade. Pode ser o chefe mais legal e BFF do mundo!!! Todo mundo quer ganhar mais e não menos. Ou estou errada?

Eu dou desconto sim, mas para quem eu quiser.  Amigo, cliente, parceiros e quem mais eu achar que mereça. Não tenho obrigação alguma. O meu valor é igual para todos, não importa a quem. Tanto que meus preços são expostos diretamente no meu site, não cobro mais ou menos pelo evento ser no local X ou Y como vejo que infelizmente muitos fazem. A questão do desconto especial é totalmente pessoal minha. Afinal quem vai ganhar menos ou até deixar de ganhar sou eu. 

Deixar de ganhar ou até pagar para trabalhar. É justamente o que acontece quando eu ofereço os meus doces de presente. Eu como fornecedora e noiva sei mais do que ninguém que os doces possuem um peso considerável no orçamento de uma festa. Como eu forneço, acho uma forma bem legal de presentear com os meus doces. O problema é quando a pessoa que recebe esse presente não entende o real valor dele, acha que simplesmente por eu trabalhar com isso, dar doces de presente é mais fácil, barato ou até obrigação minha mesmo.

Isso já aconteceu comigo e mais de uma vez. Cheguei até a cogitar nunca mais presentear com meus doces, de tão magoada que fiquei. É mais fácil e barato eu ir a uma loja e escolher um item de R$100,00 da lista de casamento, do que presentear com 100 Cupcakes. Eu gasto mais de R$100,00 para produzi-los, ofereço gratuitamente a minha mão de obra, coisa que comprando presente da lista não tenho trabalho algum. E ainda perco o meu tempo e dinheiro, afinal, eu poderia realizar uma encomenda e receber por ela no lugar de utilizar esse tempo fazendo cupcakes para presente. 

Não vou entrar no mérito da valorização do meu trabalho, pois vou cair no mesmo assunto discutido no tópico “Quanto vale um brigadeiro?”. Só estou falando isso aqui por um desabafo e também para reflexão mesmo. 

Eu juro que para mim é muito prazeroso oferecer e presentear com o meu trabalho. Mas infelizmente algumas pessoas não dão valor, parece que um bem material da lista vale muito mais, como se fosse só por mais água no feijão (ou seria mais leite condensado no brigadeiro?) e já faço os doces que vou dar de presente a mais no meio das encomendas que já tenho. O pior é que muitas vezes, dependendo da quantidade e quais doces vou fazer, eu nem faço encomenda alguma, só fico com aquele evento na semana para produzir. Eu literalmente pago para trabalhar, afinal, material não é grátis e nem cai do céu. 

Eu fico muito feliz quando recebo de presente algo do tipo. Talvez por eu também ser fornecedora, sei o valor real de cada coisa, o que torna para mim o presente muito mais especial. Sei que as pessoas oferecem de coração mesmo. Sou muito grata, sempre.  Fora que sempre achei muito mais legal ganhar um cartão feito à mão do que um produto comprado pronto. A pessoa teve todo o trabalho de fazer aquilo especialmente para você, isso conta muito para mim pelo menos. 

Se algum dia alguém lhe oferecer doces ou qualquer outro serviço que forneça não repare, às vezes ele não tinha dinheiro para comprar o presente e quis lhe oferecer somente uma lembrancinha... #not

Beijos açucarados! =)

Um comentário:

Cibele disse...

Ontem vi que compartilharam um post seu "Quanto vale um brigadeiro" e fiquei fã do seu blog...já vai para os meus favoritos e todos os dias vou passar aqui para ver seu lindo trabalho...também faço cupcakes, doces e bolos e estou começando um blog...já tenho alguns para me inspirar e certamente esse será um deles.

Parabéns pelo trabalho !!!

Bjks