2.3.11

A história do Brigadeiro

Brigadeiros Tradicionais Especiais: Crispy e Miçanga

Por Raquel Stapait

O Brigadeiro surgiu de uma campanha eleitoral. Hoje é um docinho que não pode faltar nas festas de aniversário e nem mesmo quando junta toda a galera. Um doce simples e muito conhecido é passado de geração para geração.
Brigadeiros de Colher: Bicolor ( Preto e Branco ) com Mini Ball

Foi na eleição que disputou com Dutra, logo após a deposição de Getúlio, em 45, que o Brigadeiro ''que é bonito e é solteiro'' (seu bordão de campanha), apareceu pela primeira vez. A eleição acabou sendo ganha pelo candidato do PSD e PTB, Eurico Gaspar Dutra. Eduardo Gomes fora um dos tenentes de 30 e um dos heróis do episódio dos ''18 do forte''. Era o candidato da União Democrática Nacional, UDN. As eleitoras faziam docinhos e trocavam por donativos de campanha. Uns afirmam que foi uma senhora de Minas que teria feito os primeiros docinhos e oferecido ao candidato ''os docinhos preferidos do brigadeiro''. Depois o nome teria sido simplificado. O doce é feito com com leite condensado, margarina e chocolate em pó. Coloca-se tudo em uma panela e leva-se ao fogo até soltar bem do fundo da panela. Retira-se e coloca-se num prato untado de manteiga para esfriar um pouco. Quando estiver morna a massa, untar as mãos com manteiga e fazer as bolinhas. Passam-se em confeitos bem pequeninos ou chocolate granulado. Colocam-se em forminhas de papel.

Brigadeiros Tradicional Simples: Granulado de chocolate meio amargo

O "brigadeiro" é um docinho de festa muito apreciado em todo o Brasil, particularmente nas áreas mais urbanas. Ele é conhecido em muitos países como "trufas brasileiras", pois a textura macia e delicada do chocolate faz lembrar as trufas francesas, embora o "brigadeiro" seja bem mais doce que elas. Os "brigadeiros" eram sempre servidos nas festas infantis, logo depois da hora do bolo e após cantar o "Parabéns". Hoje em dia, o protocolo foi quebrado e as crianças (de todas as idades) liquidam os "brigadeiros" que enfeitam a mesa do bolo bem antes da hora programada.

Fonte: http://www.guiadoscuriosos.com.br/lista.asp?id_cur=664&id_cur_sub=664
Brigadeiros de Colher em Potinho com Tampa : uma doce lembraça!


Beijos açucarados com sabor de brigadeiro! =)

3 comentários:

Rebeca Fernandes disse...

Nossa que delicia esse post, e a essa hora da noite... ai que vontade viu...
Chocolate é tudo de bom !!!
No meu casamento não vai faltar brigadeiro com toda certeza.
beijos.

Mariana Frederico disse...

Que história legal! Eu já tinha houvido falar que era por causa de um Brigadeiro do exército, mas não sabia tudo que aconteceu!
bjs

** disse...

Dani!
Vc já viu a brasileira Mariana q tá fazendo sucesso em NY com brigadeiros, chama Brigadeiro Bakery. A Globo News até fez uma matéria com ela! E nessa matéria explicaram de onde surgiu o brigadeiro.
Bjinhos açucarados
Juliana

http://globonews.globo.com/videos/v/brigadeiro-faz-sucesso-em-nova-york/1477179/