8.1.12

PAPO DE NOIVA : Check List para Noivas ( de 2 a 1 ano de antecedência )

Hoje, dia 08 de Janeiro de 2012, faltam exatos 17 meses para o meu casamento.

Comecei a organizar o meu casamento no ano passado, afinal, já estou noiva há um ano.
Alguns itens são mega importantes e concorridos, e devem ganhar prioridade na hora dos preparativos.

Você vai se casar e não sabe por onde começar? Listei os itens mais importantes, que devem ser os primeiros a serem considerados na organização de um casamento.

Vejo vários Check List por aí e praticamente todos são a partir de 1 ano de antecedência. Há alguns anos até era assim, mas hoje em dia não. Se você deixar para começar a pesquisar tudo faltando menos de 1 ano, tenha certeza e vai encontrar muitas portas fechadas pelo caminho.

E acreditem: eu já estou atrasada em alguns itens! Muitos precisam de até 2 anos de antecedência para se conseguir uma vaga. SOCORRO! rs


Check List - de 2 a 1 ano de antecedência do Casamento


O PERFIL DO CASAMENTO

DATA
O principal! A partir de agora para tudo (e todos!) você terá que informar a data escolhida para o seu grande dia. Tenha certeza absoluta, pois depois que fechar o primeiro serviço com esta data, se for voltar atrás pode lhe dar muita dor de cabeça.
DICA IMPORTANTE: É preciso prestar atenção em feriadão, eleições com primeiro e segundo turno, calendários esportivos (Copa, Olimpíadas, Libertadores, Finais de Campeonatos...), calendários culturais (Rock in Rio, Pré Carnaval...) etc.

HORÁRIO
Parece besteira, mas este item é importante para definir qual será o estilo do seu casamento. Muitos serviços deverão ser fechados levando em conta o horário escolhido.

NÚMERO DE PADRINHOS
Não precisa ter os casais escolhidos, mas pelo menos uma idéia do número de casais que ficarão no altar. Já imaginou ter 12 casais de padrinhos e o local da sua cerimônia só ter lugar para 6 casais sentados? É uma informação preciosa que deve ser levada em consideração na hora de procurar e fechar o local da cerimônia.

NÚMERO DE CONVIDADOS
É claro que muitas pessoas vão entrar e sair de sua lista até o envio oficial dos convites, mas é preciso ter uma lista inicial só para já ter uma idéia do número de convidados que terá no seu casamento. Isso implica no tamanho do local da cerimônia, da recepção, no orçamento de diversos serviços etc.
DICA IMPORTANTE: Se a sua lista há 300 convidados, a sua festa NÃO terá 300 convidados presentes. Devemos sempre considerar sempre 25% de ausência entre os convidados, ok? Lista com 300 convidados = casamento para 225 convidados presentes!


A CERIMÔNIA

LOCAL DA CERIMÔNIA
Será na Igreja ou no próprio Salão de Festas? Algumas igrejas são mega concorridas. Eu mesma já marquei a minha com 19 meses de antecedência. Já tendo certo as informações listadas acima (data, horário, número de padrinho e de convidados), fica muito mais fácil de arrumar um local para a cerimônia de acordo com o perfil do seu casamento.
DICA IMPORTANTE: A capacidade do local da cerimônia deve ser sempre um pouco menor que o seu número de convidados. Nem todos os convidados vão a cerimônia, infelizmente, muitos vão direto para a recepção (falta de educação sem fim!) ou chegam mais tarde, em caso de cerimônia no local da recepção. Se o local da cerimônia for muito grande, pode parecer que está vazio, dando a idéia de que você convidou e não foram.

CELEBRANTE
Mesmo se casando em Igreja, algumas não possuem o celebrante. Este é um item muito importante para ser pesquisado e fechado com antecedência. Os Padres, Freis, Pastores e Juízes mais famosos do mundo casamenteiro são MEGA concorridos.
DICA IMPORTANTE: Assista uma cerimônia realizada pelo celebrante escolhido antes de fechar. Não se deixe levar por indicação ou um bate papo somente, pois a cerimônia tem que ter a sua cara e estilo.

A RECEPÇÃO

SALÃO / CASA DE FESTAS
O local escolhido para realizar a sua recepção deve ser muito bem pesquisado. Acredite: noiva sempre se apaixona pelo primeiro que vê. NÃO FECHE DE CARA! Pesquise bem, veja orçamento, negocie, vá há milhares de locais diferentes. Só assim você terá 100% de certeza que escolheu o lugar certo. Como é uma longa busca, comece o quanto antes.
DICA IMPORTANTE: Anote o que mais gostou e o que menos gostou em cada lugar visitado. Isso ajuda muito na hora de decidir. Assim que tiver certeza, feche o local. E é claro, tem que ser de acordo com o perfil do seu casamento.

BUFFET
O Buffet para mim é uma das grandes prioridades no casamento. A festa pode estar maravilhosa, mas se o Buffet não for bom, pode ter certeza que seus convidados vão falar mal. Dê ao Buffet a importância que ele merece no seu casamento. Muitos salões já possuem o Buffet incluído, então a minha dica é: DEGUSTE! Somente degustando você pode conhecer o Buffet. E mais: somente degustando no mínimo 3 buffets que você pode uma boa base para comparar e avaliar o Buffet. As vezes você degusta um Buffet e acha tudo bom, quando vai no segundo, já que este sim é o bom, o outro passou a ser razoável.
DICA IMPORTANTE: E se tiver alguma dúvida, marque uma segunda degustação com o mesmo Buffet. Buffet é aquele item do casamento em que não é fútil você querer ter o melhor. Acreditem em mim: com isso não se brinca! rs


OS FORNECEDORES MAIS CONCORRIDOS

FOTO E VÍDEO
Já tem a sua data? Corre para procurar uma boa equipe de foto e vídeo. Os melhores são MEGA concorridos, então é preciso bastante antecedência para fechar com quem realmente você gostou. Não é um serviço barato, mas todo e qualquer investimento nesses itens são super válidos, afinal, são as únicas recordações que você terá pelo resto de sua vida. Todo o resto será por algumas horas, foto e vídeo não. O bom de fechar com antecedência é que pode rolar uma negociação na forma de pagamento, já pensou nisso?
DICA IMPORTANTE: Marque uma visita pessoalmente para conhecer o material final oferecido. Não feche só por ver e gostar de algumas fotos ou vídeo que estão disponíveis no site do profissional. Conheça o álbum, o DVD, ou seja, o produto final que você irá receber. Isso faz toda a diferença na hora de escolher estes profissionais.

ASSESSORIA E CERIMONIAL
Muitos acham que é luxo, mas longe disso, é na verdade uma super necessidade. Não ache que você vai conseguir dar de conta de organizar tudo sozinha. Não, você NÃO vai. rs Fora que além de organizar e supervisionar tudo, ainda te dão todo o apoio e suporte do mundo. Ter uma Assessora e/ou Cerimonialista é muito melhor e mais barato que uma Terapeuta. rs
DICA IMPORTANTE: Conheça pessoalmente várias Assessoras e Cerimonialistas. Muito mais que um bom preço, tem que rolar uma ótima sintonia entre vocês. Ela será mais que uma profissional, será um anjo da guarda e a sua mais nova melhor amiga de infância. E não dá para ter esse tipo de relacionamento com alguém que não simpatizamos, não é mesmo?

CABELO E MAQUIAGEM
Há profissionais dessa área especializados em noivas. Preciso dizer que são mega disputados? Corre na frente de todas e garante a sua data com o seu profissional favorito.
DICA IMPORTANTE: Pode ser o profissional mais top dos tops: não deixe de fazer a prova! Por mais que o profissional seja maravilhoso, você precisa testar o melhor cabelo e maquiagem para o seu grande dia. Só assim terá certeza do que fica bem em você.

VESTIDO
Sim, o vestido. As principais lojas e estilistas trabalham com encomenda limitada por data. Para não ficar a ver navios, é bom começar a buscar pelo seu vestido de princesa também nesse período.
DICA IMPORTANTE: Prove vários modelos, até os que você jura que nunca seria capaz de usar. O vestido tem que ficar perfeito no seu corpo e não no corpo da modelo da foto que você pensa em ter um igual.


Bom, acho que é isso. Bastante coisa apenas para o começo, né? Espero ter ajudado ( e não assustado ) vocês.

Lembrem-se: antecedência e organização são tudo!
Não liguem se as pessoas falam que ainda falta muito para o seu casamento. Só quem está passando por isso sabe o trabalho que dá, não é mesmo?

Beijos açucarados! =)

Nenhum comentário: