21.1.12

PAPO DE NOIVA : A Igreja

Desde que me conheço por gente, casamento é: a noiva de branco entrando na igreja ao som da Marcha Nupcial.
Já fui a casamentos dentro de salões belíssimos, em Jardim lindamente decorado, mas, na MINHA OPINIÃO, nenhum chegou a 1/3 da beleza, emoção e romantismo que tem o casamento na igreja.

Nunca me vi casando fora da igreja. E não é por questão religiosa, e sim por realmente achar lindo e com cara de casamento de verdade. Besteira minha? Pode ser. Mas cada um faz o que achar melhor, não é mesmo?

Sempre via aquelas igrejas enormes e maravilhosas do Centro. Um soooonho casar ali!!!
Até que um dia, fui a um casamento em uma igreja na Lagoa, a Santa Margarida Maria, e meu mundinho caiu. A igreja é grande, acho que com capacidade para 300 pessoas, e o casamento era para 200 convidados. Como nem todos vão à cerimônia, devia ter no máximo 150 pessoas na igreja, ou seja, metade da capacidade. Bancos vazios ou com apenas 2, 3 pessoas. E a maioria sentou próximo ao altar. Quando a noiva entrou não havia ninguém no fundo, teve que olhar só para frente. Fez parte do percurso até o altar só passando por bancos vazios. Aiiiii, partiu meu coração! Igreja vazia NÃO!!!!!!!!
Sabe aquela sensação de que você convidou e ninguém foi? Exatamente esta que eu tive.

Igreja Santa Margarida Maria - Lagoa

A partir deste dia já decretei: vou me casar em uma igreja pequena!!!

O problema não era só achar uma igreja pequena, e sim uma que fizesse cerimônia aos Domingos. Desde que me conheço por gente que eu quero casar na igreja e em um Domingo. rs

Em 2007, quando cheguei ao Baile da minha Formatura (para quem não sabe sou formada em Comunicação Social), ouvi fogos e até brinquei que era em homenagem a minha chegada. Perguntei para uma recepcionista o que era aquilo e ela disse que estava acabando um casamento na igrejinha (assim mesmo, do diminutivo) ali atrás. Perguntei o nome, e ela falou: Nossa Senhora da Luz. Sim, aquela igrejinha (inha mesmo) no Alto da Boa Vista.

Dias depois do Baile, me veio em mente o nome da igrejinha e procurei no Santo Google. Gente, que igrejinha mais linda era aquela? Amei! Pequena, linda, fofa, tudo que eu queria. Comecei a pesquisar sobre ela e descobri que lá faz casamentos aos Domingos. PERFEITO!!! Só falta achar a casa de festas, a data e ficar noiva, é claro. rs

Paróquia Nossa Senhora da Luz - Alto da Boa Vista

Quando fiquei noiva, meio caminho já está resolvido: será na igrejinha do Alto, só precisamos arrumar a casa de festas. Começamos a saga das casas de festas... Aí cai na real que não era bem assim. Foi mais difícil do que eu imaginava, até mesmo com a própria igreja.

Começamos a procurar locais fora do Alto: Centro e Zona Sul (não vi Barra e JPA, pois acho muito longe para os meus convidados). Vendo o local da recepção por lá, teria que ver igreja também, né? Até, que fui com o meu noivo visitar o Outeiro da Glória (aquela igrejinha - claro! - no alto da Glória).

Chegamos lá e a igreja estava fechada, o responsável tinha acabado de sair para almoçar. Ficamos lá sentados no átrio da igreja, apreciando aquela vista feeeeia da Bahia de Guanabara...

Foto: Constance Escobar ( Átrio do Outeiro com a Bahía de Guanabara ao fundo )

Aproveitamos e fomos visitar o Museu do Outeiro. Gente, que coisa mais simples e linda ao mesmo tempo. Eu AMO histórias, fotos, objetos e tudo ligado ao Rio Antigo. E foi exatamente isso que vimos lá no pequeno museu. O Outeiro da Glória está diretamente ligado à história do Rio de Janeiro e à família Real. Até D. Pedro II e a princesa Isabel foram batizados lá! Por ter grande importância, ela foi nomeada “Irmandade Imperial de Nossa Senhora da Glória do Outeiro”, e passou a ser oficialmente da realeza.


Igreja de Nossa Senhora da Glória, no Rio de Janeiro, do pintor brasileiro Leandro Joaquim (c. 1790).
Antes do aterro as águas da baía chegavam até a subida do outeiro. Bela imagem sobre o Rio Antigo.

Eu já estava totalmente envolvida e encantada com a história da igreja, até que finalmente entramos nela.
Sabe quando “bate”? Pois é... Bateu! Estava com aquela alegria no peito e vontade de gritar: É AQUI!!! Mas a minha reação foi ficar calada, andando de um lado para o outro. Sentei nos bancos, olhei para o altar... Até que perguntei para o meu noivo: E ai?
Ele: Gostei.
Eu: E agora?
Ele: Agora a gente casa aqui, ué! Você não gostou???
Nesse momento eu quase falei: SIIIIMMMM!!!! Mas achei melhor deixar para o dia do casamento mesmo. rsrs

Saímos de lá e quando chegamos em casa falei com a minha mãe que gostei e já ia voltar no dia seguinte para fechar. E voltamos! Eu, meu noivo, minha mãe, e, já estava lá nos esperando, a minha assessora Cynthia Gallois da Evento Atual.
Fomos à secretaria e já tinha um casal de noivos fechando o casamento deles para Maio de 2013. Chegou a nossa vez e marcamos: 08 de Junho de 2013 era nosso!!!!
Este foi o melhor presente de aniversário da minha vida. Além de tudo, era meu aniversário. Dá para imaginar a alegria?! \o/

Depois fomos visitar a igreja, e havia uma noiva ensaiando. Para a minha surpresa, a noiva era a Duda, que estudou comigo na faculdade (e nos formamos juntas no dia que eu descobri a igrejinha do Alto) e o ensaio era com a cerimonialista Renata Ventura, que eu adoro de paixão.
Falei para a Renata: Eu vou casar aqui! Eu vou casar aqui!!!!
Ela me deu um abraço tão gostoso, que passou uma energia muito boa. Eu estava certa que ali seria O LUGAR para me casar. Nada é por acaso nessa vida. NADA MESMO!

A partir de então já pude gritar para todo o mundo : VOU ME CASAR NO SÁBADO, DIA 08 DE JUNHO NO OUTEIRO DA GLÓRIA!!!!!!!!!

OPA! SABADO???? Mas não era Domingo????
É, pois é... Nem tudo é perfeito nessa vida, não é mesmo? rs
Lá no Outeiro a preferência para Domingo é para Batizado e Bodas. Até fazem casamento aos Domingos, mas a data precisa estar vaga poucos meses antes. Você vai arriscar? Pois é, nem eu! Troco a data, mas não troco a igreja. E assim foi. =)

Feliz! Feliz! Feliz! Um mega “problema” resolvido e o inicio de vários outros: e a recepção? E isso? E aquilo?
Calma! Vamos deixar para resolver uma coisa de cada vez, certo?
Deixa a gente curtir a nossa igrejinha antes de pensar nos outros milhares de detalhes e contratempos.

Para quem não conhece o Outeiro da Glória, achei um vídeo do casamento da jornalista Carla Vilhena que foi lá também. Clique aqui para assistir e veja se não escolhi bem o local que vou entrar uma garota solteira e sair uma senhora casada? ;)


Beijos açucarados! =)

OBS: Não achei os créditos de todas as imagens, por isso a falta dos mesmos em algumas fotos.

Nenhum comentário: