6.5.12

PAPO DE NOIVA: Assessoria X Cerimonial


Vejo que muitas pessoas tem dúvida quanto a esses serviços ou até mesmo os confundem. Antes de falar com quem e porque fechei, gostaria de falar um pouco sobre como funciona.

Aqui no Rio de Janeiro temos a mania de falar que tudo é trabalho do cerimonial e só chamamos as pessoas que organizam casamentos e eventos sociais em geral de cerimonalistas.

Mas afinal, Assessoria e Cerimonial não são a mesma coisa? NÃO! São coisas distintas e beeeem distintas.

Vamos à definição no querido Pai dos Burros (vulgo Dicionário):

assessoria (as-ses-so-ri-a)

s. f.

Ato ou efeito de assessorar.



cerimonial (ce-ri-mo-ni-al)

adj.

Relativo a cerimônias.

S.m. Conjunto de regras que presidem às cerimônias civis, militares ou religiosas; etiqueta.



Simples! Entenderam? rs

Vamos lá...

ASSESSORIA

O serviço de Assessoria consiste em todo o planejamento e criação do evento. Os Assessores, profissionais que fazem a Assessoria, como o próprio nome já diz, assessora o cliente em cada etapa da organização do evento. Ou seja, ajuda, apoia, dá toda e qualquer orientação e coordenação durante a organização do casamento.

A Assessoria que vai desenhar todo o seu casamento. Geralmente trabalham em cima de data, perfil dos noivos, perfil dos convidados, quantidade de convidados e o principal, em cima do orçamento que os noivos disponibilizam.

Com isso, a assessoria (ou consultoria e planejamento como é chamado em algumas cidades) te dá todas as direções para fazer o evento com base nessas informações. Indicam fornecedores, negociam serviços, auxiliam nas escolhas, marcam e participam de visitas e reuniões, controlam orçamento etc.

Os Assessores são os responsáveis por cuidar de todos os preparativos, tornando o seu sonho realidade e sempre de maneira individual e personalizada.

O trabalho da Assessoria ocorre desde o início dos preparativos, na organização de cada etapa até o dia do evento, verificando e deixando-o prontinho para começar com tudo exatamente como foi planejado.

Aí começa o trabalho do Cerimonial...



CERIMONIAL

O cerimonial é um serviço que ocorre durante o evento. O cerimonialista que é a pessoa responsável pelo bom andamento e funcionamento de tudo o que já foi montado ou planejado. O cerimonialista não produz o evento, ele apenas trabalha no que já foi produzido e está ali pronto no dia.

Muitas noivas preferem organizar o casamento sozinhas, com a ajuda de conhecidos ou do próprio Salão de Festas, que já faz a organização. Nesse caso contratam apenas o Cerimonial, que trabalha durante o dia do evento para garantir o bom andamento da festa e cerimônia.

Um bom cerimonialista não aparece simplesmente no dia, é preciso fazer uma reunião antes com os noivos para que ele saiba cada serviço que foi contrato, tudo o que vai acontecer durante o evento e como os noivos querem que seja. É fundamental esse contato, pois como o cerimonialista vai garantir o desenrolar perfeito do seu casamento se ele não sabe como será?

O Cerimonial também é responsável por todo o protocolo que ocorre durante o evento: auxiliar na chegada dos convidados, organização dos padrinhos e parentes para fotos, fica atento e informa sobre a hora de cortar o bolo, primeira dança, jogar o buquê etc.

Fora isso, o Cerimonial também faz o controle de comida, bebidas, reposição da mesa de doces e outros. É um serviço fundamental para que tudo fique bem organizado e o evento saia conforme planejado.


Dei uma resumida, mas acho que deu para entender a diferença, né?


Assessoria = atua no período pré casamento , realizando todo o planejamento, criação e organização para a realização dele.

Cerimonial = atua no evento, responsável pelo bom andamento, organização e trabalha para que tudo saia perfeito durante a cerimônia e recepção.



Geralmente quem faz Assessoria, também faz o Cerimonial, e vice versa. Quem organizou já sabe exatamente como será o evento e fica mais fácil realizar o serviço de Cerimonial. Mas nada impede que os noivos optem por contratar serviços separados, ou apenas um deles para o casamento.

Eu mesma vou fazer com empresas diferentes, mas isso eu conto depois. E quem optar por fazer o mesmo, é importante que façam uma reunião algumas semanas antes do casamento com todos juntos, assim a Assessoria fala diretamente para o Cerimonial como será o seu casamento. Harmonia entre todos os fornecedores do seu grande dia é fundamental!!!

Gostaria de dar alguns toques fundamentais:

- Cerimonial não é luxo, é necessidade.

- Cerimonial é MUITO mais do que organizar fila para a cerimônia, como muitos falam por aí.

- Buffet não é cerimonial!!!!

- Não se escolhe Assessoria e Cerimonial por preço.

- Cerimonial não faz milagres! Se a festa não for bem projetada, se o buffet não for bem servido, se a decoração foi mal posicionada não é culpa dele, e sim de cada profissional/empresa que é responsável pelo serviço mal prestado. Ele estará lá para contornar o máximo possível todos os problemas caso ocorram, mas não tem como o cerimonialista transformar água em vinho caso o cálculo de bebidas tenha sido feito errado, por exemplo.

- Pesquise muito bem antes de fechar contrato. Um péssimo serviço de Assessoria e Cerimonial pode acabar com o seu sonho e fazer do seu casamento um fiasco.

- Assessores são profissionais. Eles conhecem tudo, possuem experiência na área, sabem o que dá certo e o que não dá, como fazer e como não fazer. Conhecem histórias de bastidores, fornecedores bem e mal intencionados, estão sempre em busca de tendências, novidades etc. Bem diferente da sua amiga ou parente que está lhe ajudando porque “gosta de organizar festinhas”.
Pense bem antes de dispensar esse serviço ou desvalorizá-lo achando que é simples, fácil e qualquer um faz.

- Se você contratou apenas o serviço de Cerimonial (do dia), tenha em mente que o seu cerimonialista não é obrigado a lhe ajudar, indicar fornecedores ou dar qualquer tipo de dica ou opinião nos preparativos. O seu cerimonialista não será antipático ou estará de má vontade ao se negar a fazer isso, mesmo que seja de vez em quando, mas simplesmente não foi o trabalho contratado. Se você quer ajuda (independente de ser muita ou pouca), contrate ASSESSORIA, ok?

- Confie 100% nos profissionais que contratar. Eles possuem experiência e sabem do que estão falando. Noiva tem mania de ‘mas no meu casamento será diferente’, ‘conheço meus convidados e ninguém vai faltar’ etc. Acredite: eles trabalham com isso e não falam as coisas por acaso.


É isso. Boa sorte na escolha de vocês. No próximo Papo de Noiva eu venho contar as minhas. ;)


Seja somente a NOIVA, deixe a organização do seu casamento na mão desses profissionais. Além de evitar estresses e desgastes, terá a certeza que sairá tudo bem organizado. Contratar esses serviços não é um gasto desnecessário, e sim um super investimento. Vale a pena!


Beijos açucarados! =)

Imagens ilustrativas retiradas do Google Imagens.

2 comentários:

Cristiane disse...

Arrasou Dani. bjs

Thaiza disse...

Adorei, Dani!