20.5.12

PAPO DE NOIVA: O cerimonial


Todo mundo sempre falou que para mim seria mais fácil organizar o meu casamento, pois trabalho na área e já conheço muita coisa. Sim, pensando por este lado é realmente bem mais fácil. Acabei pulando algumas etapas de pesquisa de fornecedores, pois eu já sabia exatamente com quem ia fazer determinado trabalho.
Mas, por outro lado, com alguns serviços, foi extremamente difícil. Justamente por eu conhecer, adorar o trabalho, trabalhar em parceria etc etc. E este foi o caso do cerimonial.
Eu conheço váaarios cerimonialistas, muitos já trabalhei diretamente, então sei o lado positivo e negativo deles. Acreditem: não são todos iguais!

Alguns dão mais atenção, outros são estrelas demais para falar com fornecedores, e tem também os perdidos que não sabem de nada e ligam para saber o que a noiva pediu, no lugar de ligar para confirmar. As vezes para os noivos o cerimonialista é o melhor do mundo, mas só nós, que temos contato com eles nos bastidores, sabemos a verdade e tudo o que acontece.

Com isso, eu fiz a minha lista dos melhores cerimonialistas, na minha humilde opinião.
Claro que eu não conheço todos, então fiz a listinha dos melhores que eu conheço (pessoalmente ou não).
O lado bom é que a lista estava bem grandinha, o lado ruim é que eu só poderia ter um no dia do meu casamento.

Precisei usar alguns critérios para começar a minha eliminação:
1 – Queria um cerimonial que indica o meu trabalho. Nada mais justo, afinal tem tantos ótimos que me indicam e vou escolher logo o que não trabalha comigo para o meu próprio casamento?
2 – Alguém que me passasse um ar de tranqüilidade. Pode parecer bobo isso, mas é verdade. Conheço alguns cerimonialistas que são ligados no 220, e sabem aquele ditado ´dois bicudos não se beijam´? Eu já sou agitada e estressada o suficiente, então se eu ficar muito nervosa no dia, queria alguém calmo, voz tranqüila e doce sorriso no rosto para me “quebrar”. Se fosse alguém como eu, falando pra caramba, alto, voz forte, acho que ficaria mais nervosa ainda. rs
3- Indicado por outros fornecedores. Eu procurei ver com alguns colegas sobre cerimoniais. Como já disse, tem coisas que só nos “dos bastidores” sabemos o que acontece. Equipes de buffet, foto e vídeo são os melhores para indicar ou não indicar cerimonial, pois eles trabalham juntos no dia do casamento e sabem de cada história. hehe
4 – Não confundisse amiga com cliente. Por mais que eu tenha amizade com a pessoa, gostaria de ser tratada como uma noiva “comum”. Com amigo a gente sempre dá um jeitinho, com um cliente a coisa é mais séria, profissional mesmo. Amigo pode esperar, amigo vai entender, cliente é outra história. Então queria alguém que não confundisse essas coisas, soubesse a hora de cada coisa.
5 – Convidado ou cerimonial? Esse sem dúvida foi um critério muito complicado. Aí foi a minha vez de dividir o amigo do profissional. Eu gosto taaaanto de alguns cerimonialistas que era um misto de ´gosto tanto que quero que seja o meu cerimonial` ou seria ´gosto tanto que quero lá como meu convidado’? Oh dúvida! Oh vida!

Acho que só com os cinco critérios acima consegui chegar em duas ou três opções. Depois de fazer uma eliminação bem racional, deixei o meu coração falar mais alto e escolhi a Márcia Tarasiuk.


A Marcinha passou por todos os meus critérios, e no de convidada ou cerimonilista, o que mais me deixou em dúvida, acabou pesando o lado emocional mesmo.
Quando falei que queria alguém com ar de tranqüilidade, acho que ela era a melhor opção. Ela tem uma voz suave, um sorriso lindo e é pedagoga. Ou seja, a combinação perfeita e tudo o que eu preciso para me “por no chão”. Como pedagoga já esta acostumada a passar e contornar vários tipos de situações. E cá entre nós, noivas muitas vezes são piores do que crianças mimadas. rsrs


E o principal: ela respeita a opinião e desejo dos noivos e não impõe a sua própria. Esses pequenos detalhes fizeram toda a diferença na hora de bater o martelo. Já ouvi de alguns cerimonialistas algo do tipo “isso só deve ser feito assim...” e ela já diz “vou fazer tudo para dar certo do jeito que você sempre sonhou”. 


Ah, e o noivo também teve que conhecer e dar a opinião dele, lógico. Afinal, o casamento é dos dois, e tem que rolar afinidade do noivo com a cerimonialista também.
Um caso engraçado, é que eu apresentei o meu noivo a Marcinha em um evento, ela de cara já falou: finalmente conheci o Dani!
Ela nem imaginava que seria a nossa cerimonialista, e já foi super simpática e agradável também com o meu noivo. Até brincou falando que ele era alto e contou algumas histórias de noivos altos que é difícil para por lapela etc. Não tinha como ele não gostar dela, né? Na hora que cogitei o nome da Márcia ele já aprovou.
Noivas, é muito importante que o noivo também conheça e aprove o cerimonialista antes de fechar o contrato. No dia do casamento ele também terá contato direto com a equipe de cerimonial, e não pode se sentir um estranho em seu próprio casamento.


Outro diferencial da Marcinha, é que o serviço de cerimonial dela inclui uma Assessoria parcial. Com isso, mesmo ela sendo só Cerimonial (como já expliquei anteriormente, atua no dia do casamento), auxilia através de telefone ou e-mails a noiva com os itens que estiverem faltando para o casamento. Dá um toque sobre o que falta ou o que poderia incluir e indica esses fornecedores caso necessário, tudo com o objetivo de deixar o casamento bem organizado e completo, para que flua tudo bem no seu trabalho como cerimonial no dia do evento.


Além disso, o cerimonial dela também inclui RSVP passivo, o que muitos cobram a parte. Saber o que cada cerimonial oferece também é muito importante. As vezes um cerimonial pode cobrar mais barato e ter vários serviços extras, e outro mais caro, porém com tudo já incluído. Por isso sempre falo: não compare valores, compare serviços!!!


Marcamos uma reunião para fechar o contrato e o papo foi maravilhoso. Ela perguntou várias coisas, nos deu dicas e atentou para algumas coisas. Ela é bem organizada e detalhista, e isso fica claro até no contrato em si, onde tem tudo minuciosamente explicado, para que ambas as partes não tenham nenhum tipo de duvida. E cada parte do contrato foi lida, assinada e explicada durante a reunião. Isso me deixou muito mais segura de que estava fechando com a pessoa certa.
Falando em organizada, ainda ganhei uma ‘Agenda da Noiva’ para organizar os preparativos. Que mimo!!! Todas as noivas da Marcinha ganham uma. A minha é azul. Ameeei!!! *-*


Estou bem feliz e satisfeita com a nossa escolha. E sempre quando falo para alguém que ela será a minha cerimonialista só ouço elogios. Isso é fundamental!!!

A Márcia Tarasiuk que será a minha anja, como algumas noivas costumam chamar suas cerimonialistas. E modéstia a parte, a minha anja é linda! rs 


Querem conhecer mais o trabalho dela? Clique aqui.

Beijos açucarados! =)

Um comentário:

Unknown disse...

A Marcinha foi cerimonialista de uma amiga minha e posso dizer que a Lolo elogiou o trabalho dela do começo ao fim.